A Pantone definiu a sua cor do ano de 2020 e, com isso, surgem inúmeras possibilidades incríveis para usá-la na decoração. O Classic Blue inspira segurança e tranquilidade, a base sólida para uma nova década que começa agora. No texto de hoje, entenda os significados dessa cor tão versátil e várias dicas para utilizá-la (e acertar) na decoração.
Classic Blue e a Pantone
Ok, mas antes de tudo: quem é a Pantone? Autoridade em cores há mais de 50 anos, a empresa norte americana fornece tecnologias que padronizam um amplo catálogo de cores para as mais variadas indústrias, como o design gráfico, moda, matérias primas e, claro, arquitetura e decoração. A escolha de uma cor do ano é, mais precisamente, uma sugestão aos profissionais, a fim de definir as tendências que virão.
Elegante e atemporal, o Classic Blue instiga calma e confiança. Sua simplicidade permite a combinação com diversas outras cores e a aplicação nas mais variadas texturas, acabamentos e revestimentos.
Possibilidades na decoração
O Classic Blue praticamente não possui restrições ou limitações de uso, sendo possível aplicá-lo tanto como cor base nos ambientes, em grandes superfícies, quanto em toques pontuais em um décor mais monocromático.
O azul escuro remete ao céu durante o anoitecer e às profundezas do oceano. Por vezes, é interpretado como uma cor fria demais para a decoração. Então, caso seja predominante no ambiente, o importante é trazer toques de cores quentes para evitar um ambiente muito monocromático. O uso de madeira e luzes de cores quentes pode ajudar a trazer vida ao espaço.
O Classic Blue é ideal para os cômodos de descanso, como a sala de estar e o quarto. Em uma suíte, por exemplo, é possível utilizá-lo na parede atrás da cama ou na cabeceira. Já na sala de estar, ela combina tanto como cor base, nas paredes, cortinas e tapetes, quanto como cor de destaque, em objetos decorativos, almofadas e móveis.
Outra possibilidade é combinar a tonalidade com elementos rústicos e fibras naturais, que evocam uma atmosfera marítima. Uma base em branco ou off-white faz com que o azul ganhe destaque, mas sem exageros.
Projetos com excelência
É importante deixar claro que, além dessas dicas, é sempre possível ousar e sair da caixinha. Uma cor tão clássica e versátil permite isso! Em nosso escritório, pautamos o trabalho sempre na excelência, em projetos únicos e atemporais. Conheça os projetos em nosso site e, para mais conteúdo informativo, continue acompanhando o blog da Margit!